Marketing Delivery

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Como vender mais com seu Delivery

Neste artigo, vou te mostrar ferramentas  de marketing digital e estratégias de veiculação, ou seja marketing para delivery.

 Nos últimos anos, a demanda por insumos aumentou nas pesquisas e entendemos que muitas empresas não estão ou não estavam preparadas para este momento e principalmente perdem dinheiro porque suas estratégias não são consistentes e bem definidas. 

 Essa pode ser  sua chance de lucrar com sua entrega, mas não pense que é algo fácil ou rápido porque exige esforço e determinação de longo prazo 

 Você já pensou que após a pandemia os hábitos de consumo das pessoas podem ter mudado e o seu delivery vai estar ainda mais em alto, então analise bem cada ponto e anote tudo o que você verá.

Para quem é este guia?

Este guia é para empreendedores que possuem cafés, restaurantes, padarias, food trucks ou que trabalham na indústria alimentícia e até mesmo  consultores de marketing digital em mídias sociais. Algumas dessas estratégias podem ser adequadas também para outros segmentos, mas isso está além do objetivo principal deste artigo.

Conheça seu negócio e seus clientes.

Antes de passar para o próximo tópico, é muito importante que você tenha alguns pontos claros. Se você não conhece seu negócio, seu cliente e quem são seus concorrentes, como espera crescer e produzir? 

Algumas perguntas que você precisa responder:

  1.  Quais são os seus produtos e serviços 
  2.  Quais são os seus principais concorrentes
  3.  Qual seu diferencial 
  4.  Quem é seu público alvo
  5. Comecei o cliente ideal ideal(persona)
  6. O que ele gosta mais de fazer
  7.  Qual o seu principal objetivo

Após responder estas perguntas, analise as redes sociais dos seus concorrentes, veja o que eles têm feito e compare com a sua empresa. Você não precisa e nem deve copiá-los, mas é importante monitorar, caso seus concorrentes não estejam nas redes sociais ou não se posicionaram corretamente busque empresas do seu segmento para se inspirar. No final do artigo teremos um tópico de inspirações.

 

 

Preparando o caminho

 Antes de falar sobre redes sociais, é importante ficar atento a alguns pontos. Claro que existem muitos outros, mas aqui estão alguns dos mais importantes: 

 Aparência visual: fachada, logotipo, cartão, caixas personalizadas, folhetos, etc. É importante que os materiais se comuniquem  com os clientes para criar memórias em suas mentes. Se possível, personalize tudo  com a sua marca. 

 Imagens de qualidade: São boas imagens que farão seus clientes salivarem sobre seus produtos, então cuide de suas fotos. Se possível, contrate um fotógrafo profissional.

redes sociais

Redes Sociais

Hoje suas redes sociais são uma extensão do seu negócio, então a forma como você gerencia é exatamente como  seus clientes percebem o seu negócio. 

Redes principais: 

Instagram:

O Instagram tem perfis pessoais e de empresas, procure  sempre usar um perfil de empresa, pois permite por exemplo verificar métricas (melhores tempos, alcance, engajamento, etc.) 

 E criar campanhas patrocinadas (Boosts). Mas nunca use o boost, (botão impulsionar) tente usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Facebook:

 No Facebook, existe o perfil pessoal e as páginas, procure utilizar sempre a página, pois com ela, você terá os mesmos benefícios do perfil comercial do Instagram.

Caso você utilize um perfil pessoal, ele será limitado a 5000 pessoas, e não terá acesso às métricas e não poderá criar campanhas patrocinadas. Você consegue criar uma página no facebook através do seu perfil pessoal.

Posts para Instagram e Facebook,com artes que despertam gatilhos mentais em seus clientes, despertando neles desejo e fome

Google meu negócio

 Toda empresa quer ser vista correto?  E uma das formas mais efetivas, é pelo Google Meu Negócio. (Google Empresas) Se a sua empresa ainda não aparece no Google acesse o site do Google Empresas cadastre a sua empresa lá, pois com ele, sua empresa aparecerá no Google maps, você poderá criar anúncios pelo Google Ads, receber avaliações, criar seu site gratuitamente e receber métricas de acessos.

Mas atenção o Google empresas deve ser visto como um instagram, eu te explico o porquê? O Google gosta que você interaja com seu público, ou seja, responda e agradeça pelas avaliações e poste conteúdo, como se fosse o instagram.

Além disso, o Google dá acesso a mais ferramentas quando você mantém o perfil atualizado!

Após criar uma conta no Google Meu Negócio, também será possível avaliar as empresas pelo Google não deixe de utilizar esta ferramenta.

 

Links iguais

 Procure deixar os links (url) do site, Instagram, Facebook, e outras redes sociais se puder iguais , pois dessa forma será mais fácil para o seu cliente te localizar.

Além disso, não esqueça de pôr os links em todas as suas redes, vejo muito isso, o delivery tem um instagram com muito conteúdo, mas não coloca o link no whatsapp no perfil ou o link do site (Cardápio). Como o cliente vai entrar em contato direto? Pense nisso!

Periodicidade

Talvez você esteja se perguntando se tem que postar todos os dias. A resposta é sim e não!

Você não precisa focar na quantidade, mas sim, na qualidade. Preocupe-se em sempre apresentar o seu melhor.

Stores

Acredito que você já ouviu uma frase que diz que “Pessoas se conectam com pessoas” e isso é A Pura Verdade. procure utilizar os stores 2 Instagram para mostrar um pouco dos bastidores da sua empresa ou algum produto que acabou de ficar pronto.

 Depoimentos

 Sabe aquela mensagem, também pode ser foto ou vídeo do cliente elogiando sua empresa?

 Tire um print e coloque nos seus status e stores pois ela servirá como prova da qualidade do seu produto e ou serviço.

 Avaliações

 Nas páginas do Facebook existe uma opção chamada de avaliações o que é um dia as pessoas deixam suas mensagens falando sobre o produto ou serviço da empresa. Clique na ABA avaliações copia o link envie para seus clientes.

 Hashtags

 O Instagram permite utilizar até 30 hashtag. algumas dicas são: ter a própria hashtag, utilizar hashtag que façam referência com a publicação utilizar algumas hashtag locais, de nada adianta ter muitos seguidores de, por exemplo, São Paulo seu negócio é um comércio local em Belo Horizonte, e não utilize apenas as hashtag que as empresas utilizam mais também utiliza as que o seu cliente utiliza. Para saber quais são as melhores hashtags é importante conhecer, analisar e monitorar o seu público alvo.

Campanhas Patrocinadas

O que é tráfego pago

A cada dia que passa,o Instagram e Facebook têm entregado menos conteúdo orgânico, quando você impulsiona, é uma ótima forma de alcançar mais pessoas criando campanhas patrocinadas através do gerenciador de anúncios do facebook. Você escolherá o objetivo da campanha, alcance envolvimento, reconhecimento da marca, visitas ao estabelecimento, mensagens, entre outros, Criará um público, defina os lugares que pretende atingir, interesses gênero, entre outros, defina defina o valor a ser investido com um orçamento vitalício, depois você saberá exatamente o quanto investirá, arrase no texto, não precisa ser muito extenso, e  elabore uma imagem que se comunique com o texto. Não deixe de acompanhar e avaliar as métricas. 

Digital influencer 

Hoje,existem algumas pessoas chamadas de micro influenciadores que são influenciadores digitais que tem de 1000 a 10000 seguidores.esta é uma ótima forma de ganhar credibilidade, visibilidade e audiência, depois destes micros influenciadores, geralmente, fazem anúncios em troca de algum produto ou serviço, além deles serem bastante conhecidos na região. O resultado costuma ser muito bom!

Os aplicativo

 Uma ótima estratégia para aumentar o número de vendas é utilizando alguns aplicativos de delivery separando os 3 os principais: 

IFood –  Rappi – Uber Eats

Bem, a ideia é usar esses aplicativos para ter mais visibilidade e facilidade de pagamento.

Mas você não quer, ficar dependendo, e pagando a taxas para cada do produto que vender, não é mesmo, para isso você precisará ter um site, pode ser um site de delivery,(onde você receberá pedidos online) ou  um cardápio online, que pode ser vinculado ao Google Meu Negócio, e aumentar suas vendas.

Aqui vai uma dica bônus

 Você pode usar o WhatsApp Business, hoje o WhatsApp Business tem funcionalidades tradicionais mais algumas outras ferramentas. como ele pode entre outras coisas otimizar algumas tarefas, quando entrarem em contato, a pessoa receberá uma mensagem pronta por exemplo, separam os clientes com etiquetas, pedido andamento, pedido pronto e pedido entregue e você pode criar anúncios pelo gerenciador de anúncios do Facebook direcionar as pessoas captadas para o seu WhatsApp Business.

Picpay  para empresas

 PicPay para empresas é uma forma de receber os pagamentos e você não precisa ter uma maquininha de cartão de crédito ou débito. com ele o pagamento é rápido, prático e seguro e com uma ótima taxa.

Você pode utilizar o WhatsApp business e o PicPay empresas em conjunto, por exemplo, o cliente faz um pedido e em seguida realiza o pagamento pelo PicPay dele. Com isso, a empresa não terá necessidade de adquirir uma maquininha de cartão de crédito E muito menos correrá o risco da maquininha descarregar ou ficar sem sinal na hora que o motoboy for realizar a entrega do pedido.

Isente a taxa de entrega quando for possível

Faça promoções periódicas 

Presente-e seu cliente algum mimo, exemplo: um doce mais…

Cada vez mais especialistas do mercado indicam empreendedores a fazerem tráfego para suas empresas para afastar a concorrência acirrada dos aplicativos aderindo e dominando esse lucrativo canal de vendas para fugir de taxas abusivas da dependência do seu negócio.

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