É muito importante que seu site esteja cadastrado nas ferramentas gratuitas do Google como: Google Analytics, Google Search Console, Google reCAPTCHA e Google Meu Negócio. Veja abaixo os benefícios de cadastrar uma página nessas plataformas.
Google Analytics
O Google Analytics mostra estatísticas sobre o público do site, por exemplo: número total de visitantes do site, número de visitantes em tempo real, faixa etária, sexo, região que você está usando, de quais outros sites o público vem . . , quais páginas do seu site eles acessam mais e passam mais tempo.
Com o Google Analytics para a web, você pode saber quem é seu público, quais são seus comportamentos e interesses, e com base nisso você pode traçar estratégias de conteúdo para manter esse público e atrair mais pessoas para o seu site.
Google Search Console
Esta ferramenta ajuda a manter a saúde do seu site em mecanismos de busca como o Google
- Confirma que o Google pode encontrar e indexar seu site para anexá-lo nas pesquisas. Isso significa que ele aparece nas pesquisas do Google. (SEO)
- Permite corrigir problemas de indexação;
- Você pode solicitar a indexação de conteúdo novo ou atualizado;
- Mostra relatórios sobre a frequência com que seu site aparece nas pesquisas, quais termos e palavras-chave as pessoas usam e clicam em seu site.
- Eles também mostram quais links/sites estão apontando para o seu site. Existem links que são bons e ajudam o seu site, e existem links ruins, ruins e prejudiciais que você precisa “dizer” ao Google que não deseja.

Google Meu Negócio
Essa ferramenta é muito importante para empresas locais, ou seja, aquelas que possuem um estabelecimento comercial que atende fisicamente os clientes. Isso trará mais clientes para o seu negócio, pois quando alguém pesquisar sua especialidade ou até mesmo seu próprio negócio diretamente, aparecerá sua localização com seu endereço.
Haverá ainda um link para o site onde poderá obter mais informações sobre a empresa e seus serviços e vantagens, os telefones da pessoa de contato, horários e dias de atendimento, um mapa que as pessoas poderão usar para fazer rotas com GPS e alcance o seu. empresa ou solicitar um aplicativo de carona, por exemplo.
Você também pode ver fotos de sua empresa, seus ramos de atividade, e uma das coisas mais interessantes são os comentários que os clientes deixam depois de conhecer sua empresa.
Chamamos esses comentários e avaliações (minúsculas) de prova social. As pessoas gostam de ver as experiências de outras pessoas para decidir se contrata ou não um serviço. E o Google Meu Negócio é perfeito para isso. Porque o próprio Google envia notificações para as pessoas avaliarem o estabelecimento após terem visitado fisicamente o estabelecimento.
Você também pode compartilhar um link para seu perfil do Google Meu Negócio com seus clientes e pedir que avaliem sua empresa.
Google reCAPTCHA
Receber spam em e-mails é realmente irritante, certo? Esta ferramenta protege os formulários de contato do seu site contra bots de spam que tentam se infiltrar no seu site.
E o melhor de tudo, o reCAPTCHA versão 3 do Google funciona automaticamente porque não tem aqueles desafios irritantes como escadas, ônibus, semáforos ou marcar a caixa “Não sou um robô”. Observe que este site possui um ícone reCAPTCHA no canto inferior esquerdo para proteger nosso site.
Sem dúvida, essas ferramentas ajudam a trazer mais tráfego orgânico (visitantes) para o site e, consequentemente, mais clientes. Além de proteger o local.